5 de Julho de 2020
Cumprem-se hoje 129 anos da nossa história e o momento que atravessamos, sendo um risco latente para todos, representa também um desafio para a nossa Associação.
A actual realidade e a instabilidade que aporta, são factores que nos suscitam preocupação e exigem uma ainda maior dedicação para superar as dificuldades e garantir que a Associação e sobretudo todas as Mulheres e Homens que integram o Corpo de Bombeiros, cumprem a sua missão de apoio à comunidade que integram. Para todos eles, que muitas vezes se excedem em prol de terceiros, o nosso sincero Bem-Haja!
É esse o fito do nosso voluntariado. Contamos também consigo!
Nesta data, parece oportuno recordar as mensagens, sempre actuais, da Sra. Presidente da Direcção e do Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros
“Ignis Delem Virtus Salvem”
5 de Julho de 1891
Os Bombeiros Voluntários representam em Portugal uma das causas mais nobres da nossa sociedade. Acontecimentos recorrentes diariamente levam-nos a valorizar cada vez mais o trabalho destes Homens e Mulheres que abnegadamente todos os dias abraçam esta causa do voluntariado.
São eles que entregam a sua vida ao próximo e que nos fazem sentir o peso da responsabilidade de pertencer a uma Direcção como equipa e como parceiros de uma mesma Casa, criando um ambiente de equilíbrio, de bem-estar e de humanização.
A actividade da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora passa actualmente por uma estratégia de rentabilização e articulação de meios e recursos, através da modernização de equipamentos e infraestruturas, pela optimização dos serviços e potenciação dos meios existentes mas também pelo trabalho em parceria. Fundamental razão da existência da Associação, a manutenção de um Corpo de Bombeiros motivado, com os requisitos para o desempenho da sua função com competência e excelência.
Durante estes longos anos estiveram sempre presentes os valores, a dedicação, a bravura e a entrega do Corpo de Bombeiros assim como o esforço das várias Associações de continuar com o seu Legado – honrar o seu passado e apostar num futuro equilibrado e coeso perante os novos desafios.
Cristiana Duarte Alves
Presidente da Direcção
Este Corpo de Bombeiros é a unidade Operacional da Associação de Bombeiros de Linda a Pastora.
Ser Bombeiro Voluntário já não significa apenas Altruísmo, Boa Vontade e Ajuda ao Próximo. Da mesma forma que não é sinónimo de pouca formação e treino ou cumprimento de escala com presença quando possível.
Voluntário por Opção, mas Profissional na Intervenção
O exercício da actividade e missão de Protecção e Socorro da população e comunidades residentes e flutuantes deve radicar num elevado sentido de Responsabilidade e Missão Publica, Formação, Espírito de Equipa e Conceito de Cidadania partilhada, participada e principalmente praticada!
A primeira responsabilidade do efectivo do quadro activo é a garantia diária e permanente duma resposta que se quer planeada, prevista e instalada para o Socorro e apoio de todos os que pelas mais variadas razões a nós recorrem. Hoje, para além da vontade própria e interior que nos trás para, por vezes descobrir, outras consolidar esta opção de vida e sentimento de bem fazer, é importante saber gerir a nossa agenda diária estabelecendo prioridades. Família – Actividade profissional – Formação académica – Amigos – Disponibilidade e Desempenho nos bombeiros.
É possível! O efectivo deste CB comprova-o.
O nosso Lema: Bravura Lealdade Prontidão
Cmdt. Jorge Vicente