8 de Março
As reivindicações das operárias de uma fábrica de têxteis em Nova Iorque, em 1857, estão na origem da comemoração do Dia da Mulher em todo o mundo.
Revoltadas com condições de trabalho bastante precárias, as trabalhadoras fizeram greve e manifestaram-se contra os baixos salários, o excesso de horas de trabalho e as más condições da fábrica.
Durante a greve ocorreu um incêndio que causou a morte a cerca de 130 manifestantes.
Em Portugal, este dia foi instituído a partir de 1975.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora deseja a todas as MULHERES um FELIZ DIA!
—————————————————
Da Direcção Nacional de Bombeiros recebemos a seguinte comunicação aferida a esta significativa data:
Assunto: Homenagem às Mulheres Bombeiras
Exmº Senhor Presidente
Exmº Senhor Comandante
Comemorando-se hoje o Dia Internacional da Mulher, não posso deixar de vos solicitar que transmitam, a todas as Mulheres que integram os Órgãos Sociais dessa Associação ou esse Corpo de Bombeiros, a minha mensagem de apreço e de homenagem, pela sua entrega, o seu esforço e o seu empenho na proteção e socorro das populações, dos seus bens e do ambiente.
As alterações que podemos constatar aquando do ingresso de Mulheres nas fileiras de um Corpo de Bombeiros, são uma mais valia e um extraordinário complemento à atuação dos homens bombeiros, tirando proveito da sensibilidade, análise critica e capacidade de multitarefa que as mulheres demonstram, permitindo melhorar a qualidade da prestação efetuada e dignificando o Corpo de Bombeiros no seio da sociedade que se empenham em proteger e socorrer.
Obrigado Mulheres Bombeiras portuguesas!
Com os melhores cumprimentos
José Pedro Lopes
Diretor Nacional de Bombeiros
EM TONS DE ROSA
COMO COMEMORAMOS O “DIA DA MULHER”