AS INSTALAÇÕES:
O primeiro local de Instalação Sede do Corpo de Bombeiros, verificou-se na Rua Visconde Moreira de Rey, mais tarde na Rua Manuel Pereira de Azevedo, Beco da Bomba, posteriormente também estiveram instalados, junto à quinta do Cesário Verde, e assim passaram décadas em instalações exíguas.
Em 1924, entenderam por bem, proceder à fusão com a Sociedade União e Capricho de Linda-a- Pastora, da qual derivou a Associação de Bombeiros Voluntários União e Capricho de Linda-a-Pastora
Estandarte da Associação; em 1927 foi criada uma comissão de senhoras que, conseguiram
valores suficientes para mandar executar o 3º símbolo da Associação. Ainda hoje, é muito do nosso orgulho, debruado a ouro, seu valor material é elevado mas, não tem preço quanto ao que ele significa para esta Instituição.
Cerca de 1930, mais recentemente transitaram para a Av. Tomás Ribeiro, onde recolhiam as galeras de cavalos, cujo prédio que ainda hoje existe, contíguo ao actual Quartel Sede, já com condições melhoradas.
Destacaram-se três Directores que se evidenciaram, na instalação, desta nova fase da Associação, os senhores João Itiperano Duarte, João Wenceslau de Azevedo e João da Cruz.
Tendo em conta o crescimento da Associação no seu todo, impunha-se encontrar soluções para a nova Sede que completasse as aspirações dos Linda-a-Pastorenses, foi em 1926, que uma figura ilustre da terra, o senhor Luís Grilo, decidiu ofertar à Associação o terreno onde hoje, está erigido o Quartel Sede.
A 5 de Julho de 1961, é então inaugurado o Quartel Sede desta Associação de Bombeiros, cujo facto se deve á população, sócios e beneméritos. A obra foi erguida pelo trabalho desenvolvido, gratuitamente, enorme crer, amor e muita dedicação.
AFIRMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
Em 1935, emerge pela 1ª vez uma viatura mecânica de Marca ‘’Fiat’’, especifica para o combate ao fogo. Cuja características eram as seguintes:
– Era conhecido com a alcunha o ‘’FANTASMA’’
Esta viatura foi montada e transformada de camioneta de carga a viatura de combate a incêndios, pelo Sócios e Bombeiros, Manuel dos Santos e Joaquim Dionísio.
Em 1946, foram adquiridas duas novas viaturas, com as seguintes características:
Viatura de Combate a Incêndios
– Marca FORD 4
– Motor 4 cilindros
– Combustível Gasolina
– Designação Pronto-socorro
– Era conhecido por alcunha Calça Arregaçada
A sua alcunha devia-se ao facto de as suas características,
Ser muito alto, transportava o pessoal em bancos paralelos e longitudinais.
Viatura Ambulância
SÓCIOS FUNDADORES
Manuel Pereira Azevedo António Duarte João Duarte Miguel Francisco Maurício
ACTIVIDADES CULTURAIS:
Grandes tradições culturais e recreativas, eram desenvolvidas por esta Associação, considerada a única do género no Concelho de Oeiras.
Realizavam-se ainda; Bailes de Salão, eventos populares (cortejo de oferendas), exposições, concertos Musicais (Bandas), a Associação possuíam ainda, Orquestra e conjunto Musical. (fotos na galeria histórica).
A partir de 1984, o Corpo de Bombeiros e a Associação, foi uma época relevante e de grande apogeu. Criaram-se todas as condições e as necessárias estruturas, para o engrandecimento e desenvolvimento da Associação, e em particular para o seu Corpo de Bombeiros.
Nota importante:
O presente apontamento Histórico da Associação Humanitária de Bombeiros de Linda-a-Pastora, é apenas um resumo de tão rica história, que todos nós muito nos orgulhamos e a qual se encontra evidenciada no recente livro publicado, cuja autoria é do nosso estimado associado e Director, Vítor Manuel Gomes Duarte.